Blog do José Cruz

O banco social que turbina a Copa 2014

José Cruz

Motivado por mais uma liberação de R$ 400 milhões do BNDES, desta vez para o Corinthians concluir seu estádio, volto a um tema discutido logo que o governo decidiu colocar dinheiro na Copa 2014.

Para tanto, o BNDES abriu crédito de R$ 4,8 bilhões e ofereceu carência de três anos, e 12 anos para saldar a dívida, estão lembrados?

Hoje, fui à página do BNDES e lá não encontrei uma só referência de financiamentos, por exemplo, para a área da saúde.  Há recursos para a agropecuária, cultura, indústria e comércio, mercado de capitais etc. Mas nada para hospitais ou similares. Isso que o banco é de “desenvolvimento social” !!!

Embalados pela emoção de agora sermos um país “modelo Fifa”, não podemos ignorar que as mazelas sociais ainda são a maior agressão diante da fartura do dinheiro público para o futebol.

Obsevem que, com a proximidade da abertura da Copa, não se fala mais nestes assuntos que envolvem comunidades pobres e alijadas do “legado esportivo”.

Enquanto isso…

…  47% da população brasileira nem sequer tem saneamento básico e aí está o foco de dezenas de doenças e mortes na infância, onerando o Estado nos seus serviços médico-hospitalar.

Alguém ouviu um deputado ou senador se indignar contra isso ou ir ao BNDES pedir linhas de financiamento para tal?

Ouvimos alguém do Palácio do Planalto analisar essa realidade? duvido!