Blog do José Cruz

Deputados abrem debates para “fortalecer” futebol

José Cruz

Os atletas do Bom Senso FC serão ouvidos pela Comissão Especial que analisará o projeto de lei que trata do Proforte (Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos), envolvendo a dívida de R$ 4 bilhões dos clubes de futebol junto à Receita Federal e INSS.

O anúncio foi feito hoje na reunião de instalação da Comissão Especial, que terá o deputado Jovair Arantes (PTB/GO) na presidência e Otávio Leite (PSDB/RJ) na relatoria.

A eleição da Mesa da Comissão frustrou as pretensões do deputado Vicente Cândido (PT-SP), idealizador do projeto de lei, e próximo dos cartolas que trabalham para serem beneficiados pelo perdão da dívida fiscal.  

A Comissão terá 40 sessões para apresentar o relatório final e os trabalhos estão divididos em seis temas: dívida dos clubes, transparência, formação de atletas, loterias para o esporte, relações de trabalho clube/atleta e organização de calendários.  A primeira reunião de trabalho será na próxima quarta-feira.

Numa articulação de última hora, o deputado Romário conseguiu a única vaga do PSB na Comissão. Ele não foi comunicado sobre a instalação dos trabalhos, e ao saber que os deputados estavam reunidos articulou com sua assessoria para que o partido o indicasse imediatamente, o que aconteceu através de um ofício do deputado Glauber Braga, vice-presidente do PSB.

Romário é a única voz contrária ao projeto de lei, na forma como está colocada a negociação com os clubes.

Do valor total da dívida, os clubes terão abatimento de 40% dos juros e multas. O saldo sofrerá um abatimento de 90%, que será resgatado pelo clube com o oferecimento de seus espaços esportivos para a formação de jovens atletas, preferencialmente carentes. Os 10% restantes da dívida serão pagos em 240 meses.

Apesar de o Proforte tratar dos ''esportes olímpicos'' em geral, os debates estão fortemente centralizados na reformulação do futebol, em particular a dívida bilionária junto ao fisco.