Blog do José Cruz

Fifa alerta para atraso do Mané Garrincha

José Cruz

Escondida na declaração de Jérôme Valcke – “ainda há muito trabalho a fazer” –   nota-se a preocupação do dirigente da Fifa diante do atraso nas obras dos estádios. O Maracanã entre eles.

Em Brasília, o governador Agnelo Queiroz afirma que 87% das obras estão concluídas.

Não é bem assim.

''Vimos um dos estádios em que ainda há muito trabalho a fazer, que é o de Brasília. Apesar disso, temos o compromisso de que o estádio estará pronto no dia 21 de abril e acreditamos nisso”

A declaração é do Jérôme Valcke, ao se despedir de mais uma visita ao Brasil, ontem, no Rio de Janeiro. (Aqui)

Estamos a apenas 79 dias da inauguração. E chove há duas semanas em Brasília, porque a época é de muita água.

Promessas

Em janeiro do ano passado, o chefe da Copa, em Brasília, Cláudio Monteiro, prometeu que o estádio seria entregue à Fifa em 31 de dezembro de 2012…  Isso está gravado.

Agora, a nova data está ameaçada de na ser cumprida.

Além do acabamento da estrutura de concreto e cobertura faltam a limpeza da área, plantio do gramado, instalação elétrica, iluminação do campo, contratação de serviços para tratamento acústico, comunicação visual, heliponto, instalação do sistema de energia solar, compra de móveis…

Começo a desconfiar que falta dinheiro. Sem transparência nas contas dessa ousada investida é difícil conhecer a realidade.

O próprio Agnelo tentou empurrar para o Palácio do Planalto algumas contas, como as instalações temporárias. Não teve sucesso.

É claro que o estádio receberá o jogo Brasil x Japão na abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho. Mas não estará totalmente concluído.

Nos arredores do Mané Garrincha não há qualquer obra de revitalização da área. Ali, instalações esportivas públicas, sem manutenção e com aspecto de abandono, contrastam com a modernidade do novo estádio.