Blog do José Cruz

O ano termina. Já os negócios da bola …

José Cruz

Retornarei ao blog em 14 de janeiro. Mas o plantão continua.

Obrigado a todos que me acompanham nesta temporada.

Desejo um 2013 com saúde, principalmente, e ânimo para continuar o bom debate.

Memória

Deixo para reflexão parte de um texto que publiquei em outubro, pois nestes tempos de megaeventos a realidade dos negócios do futebol  não pode ser esquecida.

Os negócios da bola ultrapassam as quatro linhas e exploram muito bem as emoções provocadas pelos nossos times de coração.

Extraído do Relatório de 2009 do Grupo de Ação Financeira (GAFI) sobre lavagem de dinheiro no futebol

“A indústria do esporte é um dos muitos setores atraentes para os criminosos, com o objetivo de legitimar ativos, e merece maior reflexão dada a ampla gama de transações monetárias e aumento do número de pessoas envolvidas.

 Em junho de 2008, o GAFI decidiu investigar lavagem de dinheiro através do futebol a fim de entender melhor o processo de legitimar capitais, as formas em que o crime pode estar ligado com as atividades econômicas e como o dinheiro sujo pode ser  infiltrado em atividades legítimas.

 Estimar o valor de uma transação para um jogador é um trabalho inócuo, pelo fato de que largas somas estão envolvidas, geralmente acompanhadas de uma transação para o exterior, o que torna difícil aferir a destinação final dos recursos.

Estas operações estão relacionadas com a propriedade de clubes de futebol ou jogadores, o mercado de transferência, apostas, direitos de imagem e acordos de patrocínio ou publicidade.

 Outros casos mostram que também se usou o futebol para atividades criminosas, como o tráfico de pessoas, de drogas (doping) e infrações fiscais”.

Saiba mais

O Grupo de Ação Financeira – GAFI –   é uma organização intergovernamental criada em 1989, por iniciativa do G7, com sede em Paris.

O objetivo do GAFI é desenvolver e promover políticas nacionais e internacionais de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.  O Grupo congrega atualmente 34 países, entre eles o Brasil.

 http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk2706200916.htm