Blog do José Cruz

Grêmio inaugura Arena, mas acesso para o torcedor ainda é precário

José Cruz

 

Na onda de construções de estádios de futebol quem sai na frente das inaugurações é o Grêmio, que neste sábado abre os portões de sua arena de 60 mil lugares, em jogo com o Hamburgo.

O evento revive a final do Mundial de 1983, quando o Tricolor gaúcho sagrou-se campeão.

Ironicamente, o primeiro grande estádio inaugurado na pré-Copa não receberá jogos do Munidal de Futebol. Custou em torno de R$ 700 milhões e foi construído em dois anos e meio, dentro dos exigentes “padrões Fifa”.

Luxuosa e confortável, a Arena do Grêmio está no bairro Humaitá, saída norte de Porto Alegre, às margens de uma importante rodovia que leva ao litoral gaúcho.

Mobilidade

Porém, a novidade evidencia o que há muito a imprensa noticia: as obras de infraestrutura e de mobilidade, competência dos governos municipal, estadual e federal, não acompanham o ritmo da construção dos novos estádios.

Os seguidos relatórios do Tribunal de Contas da União também alertam para a gravidade desses atrasos.

Atenção

A direção do Grêmio e engenharia de trânsito orientam que o torcedor não vá de carro à festa de inauguração da Arena, porque o complexo viário da região não foi concluído.

Observe na foto que as rampas de acesso às elevadas ainda não existem, o que dificultará o trânsito em toda a área do estádio …

 

 

Extra-oficialmente, a Prefeitura de Porto Alegre investirá R$ 15 milhões em obras de mobilidade nos acessos ao bairro Humaitá: pavimentação, drenagem, sinalização, esgoto e iluminação estão no projeto.

Mas a Prefeitura da capital gaúcha precisará negociar  indenizações para a retirada de moradores do bairro, a fim de poder duplicar vias de  acesso ao bairro onde está a Arena do Grêmio.

Assim, a festa de inauguração, que tanto orgulha sua torcida, não será completa, pois esbarra nos entraves burocráticos da política e administração públicas.

Diante dessa realidade, é inevitável escancarar a expressão que se tornou marca registrada dos atrasos das obras para os megaevento esportivo:  “Imagina na Copa…”

Para saber mais:

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/12/08/gremio-inicia-nova-era-e-inaugura-arena-com-festa-e-confronto-historico.htm

http://arena.gremio.net/#!/home?foto=5551

http://lauricioreinheimer.blogspot.com.br/