Blog do José Cruz

Deputado Romário consegue as 171 assinaturas para CPI da CBF

José Cruz

Vinte e quatro  horas depois de ter anunciado que pediria a CPI da CBF o deputado Romário conseguiu as 171 assinaturas, mínimo indispensável para encaminhar a proposta à consideração do presidente da Câmara. Para  ter margem de folga, Romário conseguiu  mais 17 assinaturas, totalizando 188 apoios.

 Ao final da tarde desta quarta-feira o parlamentar do PSB-RJ foi ao Protocolo da Câmara e oficializou a entrega do pedido de CPI.

 Agora, o documento passará por avaliações técnicas, como a conferência das assinaturas, praxe para confirmar que não há falsificações.

 ''Acho que essa conquista de assinaturas em tão pouco tempo é recorde na Casa'', disse Romário. ''Fiz a minha parte. Esta não é a CPI do Romário, mas do torcedor brasileiro''.

 Ex-secretário-geral da Câmara dos Deputados por longos anos e atualmente na iniciativa privada, Mozar Vianna disse que não lembra de uma conquista de assinaturas em tão pouco tempo. ''É recorde na Câmara'', afirmou.

No ano passado, o deputado Garotinho conquistou 148 assinaturas, das 171 exigidas, em três meses de trabalho. Ao final, não conseguiu o objetivo de encaminhar o pedido da CPI da CBF.

 Estratégia

 Em vez de usar assessores para este trabalho, como é comum no Congresso Nacional, Romário foi ao encontro dos colegas parlamentares pedir apoios e assinaturas. “Recebi nove negativas, mas respeito”, afirmou.

 O requerimento da CPI da CBF é o décimo na fila de espera. Sua aprovação depende de despacho do presidente da Câmara, Marco Maia. Mas o assunto poderá ser transferido para o ano que vem.

 Segundo Mozar Vianna, houve mudanças no Regimento da Câmara e não é mais possível um deputado retirar a assinatura individual de um pedido de CPI, depois que o documento for publicado no Diário Oficial da Câmara.

A partir daí, a retirada de assinaturas só ocorrerá de forma coletiva: se a metade dos parlamentares mais um que assinaram o requerimento (95, no caso de Romário) fizerem o pedido através de um requerimento único.

 A CPI da CBF foi requerida para investigar denúncias de várias irregularidades no principal órgão do futebol brasileiro.