Blog do José Cruz

Confederação de Tênis lança título de capitalização para resgate próprio

José Cruz

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) vende títulos de capitalização – Capital CAP, Brasília e Região, a fim de obter mais recursos, além dos que já recebe do governo federal.

Cuidado, pois o dinheiro aplicado nesses títulos não poderá ser resgatado!

Títulos de capitalização são cartelas numeradas vendidas ao preço de R$ 3,00 cada uma, com duas promessas: sorteios de vários prêmios e resgate  a longo prazo do valor atualizado dos títulos adquiridos. É um tipo de aposta comum, regulada por lei federal.

Nesse caso, os títulos são emitidos pela Sul América Capitalização S.A em favor da CBT, mas  o “investidor-apostador” não poderá resgatar o valor aplicado. Ao comprar a cartela, numerada, ele “cede o direito do resgate do título à Confederação Brasileira de Tênis”.

Esse alerta está no regulamento, mas passa despercebido do comprador, atraído mais pela chamada “capitalização”.

Exemplo

Fui a uma lotérica e comprei um título. A vendedora falou sobre as vantagens desse “investimento”,  incentivando-me, inclusive, a fazer uma “poupança de longo prazo”, isto é, prometendo o resgate das aplicações ao final de um ano. Mentira!

E é a Confederação Brasileira de Tênis, presidida por Jorge Rosa, que empresta sua marca para um negócio que não existe. O dinheiro vai para o cofre da CBT.

Alerta

Esta semana, a prestigiada jornalista Mara Luquet, da TV Globo e Rádio CBN, fez comentário sobre “títulos de capitalização” que iludem humildes apostadores.

“Título de capitalização não é investimento, mas um tipo de armadilha financeira, pois não há retorno do que a pessoa investiu”, afirmou Luquet.

Ela citou exemplos de que muitos bancos tentam empurrar esses produtos a seus clientes, com vantagens que não existem, cobrando, inclusive, taxas que camuflam o ganho que o investidor teria.

Portanto, fica o alerta.

Lamentavelmente, a Confederação Brasileira de Tênis, uma instituição olímpica já enredada em denúncias de irregularidades em suas contas, fartamente contemplada com recursos federais dos Correios (patrocinador oficial), da Lei Piva, do Ministério do Esporte e da Lei de Incentivo, vale-se também do “Capital CAP” da ilusão.

Segundo a cartela que comprei, são 66 semanas de sorteios já realizados.

Quando a Confederação de Tênis já arrecadou por conta do Capital CAP?

Esses valores foram apresentados à assembleia como reforço de seu caixa financeiro?

Que projeto do tênis está se beneficiando do dinheiro arrecadado?