Blog do José Cruz

“Resposta do GDF ao Blog do José Cruz”

José Cruz

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Secretaria de Estado de Comunicação Social

Brasília, 20 de setembro de 2012

A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa 2014 em Brasília reafirma que a obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é norteada pela transparência. Os valores referentes à execução da obra, como o total previsto, contratado e executado, estão publicados no Portal da Transparência do Governo do Distrito Federal (http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/cidades/home.seam?cidadeSede=2)

A obra está sendo executada conjuntamente com um plano estratégico para que todo o potencial da arena seja aproveitado e o estádio se torne de fato um instrumento de desenvolvimento econômico, com um calendário intenso de eventos nacionais e internacionais para que a economia do setor de serviços da capital seja incrementada e aquecida, gerando emprego e renda e melhorando a qualidade de vida da população do Distrito Federal.

É infundada a informação de que não há empresas interessadas em administrar o estádio. Cinco empresas de grande porte já procuraram a Secretaria da Copa em Brasília demonstrando interesse em participar da licitação da futura concessão.

Com relação aos demais equipamentos do Complexo Esportivo Ayrton Senna, já há um projeto sendo desenvolvido para a reconstrução do Claudio Coutinho e reforma completa da área, incluindo a piscina.

A obra do estádio é permanentemente fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e pela Câmara Legislativa do DF, que acompanha o desenvolvimento do projeto Copa do Mundo, incluindo o estádio.

Secretaria de Estado Extraordinária da Copa 2014.

Governo do Distrito Federal

Minha análise

O  ''portal da transparência'' ao qual o GDF se refere é do site do governo federal, da Controladoria Geral da União.

Os valores ali registrados são citações.  Onde estão as notas de empenho e os pagamentos  de cada parcela efetuados pela Terracap às empresas construtoras?

E o planejamento detalhado do estádio com detalhamento das várias aquisições que serão feitas? gramado, iluminação, cadeiras, elevadores, tecnologia da informação, escadas rolantes etc? Não mandaram nem exibem publicamente. Transparência é por aí.

Quanto está projetada a negociação para a terceirização do estádio a uma das cinco empresas interessadas?

Quem fez esse cálculo? quanto o GDF vai faturar? De quantos anos será o contrato? Onde estão as linhas básicas que norteiam essa negociação internacional milionária? Quem as elaborou? E se não houver vencedor na licitação, qual o ''plano B'' para usar o valioso espaço do estádio?

Transparência também é isso.