Blog do José Cruz

Clube caloteiro poderá sofrer “punição desportiva”. Será?

José Cruz

Clubes de futebol que atrasarem o recolhimento de impostos aos cofres públicos poderão sofrer “punição desportiva”.

 Traduzindo:

“Punição desportiva” seria a perda de pontos do clube devedor nas competições oficiais”.

 A surpreendente proposta foi defendida pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, na reunião da Comissão de Turismo e Desporto, que trata da reformulação da Timemania.

A reunião, no último dia 27,  na CBF, teve a a participação do presidente José Maria Marin.

Também compareceram representantes do Internacional, Botafogo, Coritiba, Santos, Palmeiras, Vasco, Grêmio e Corinthians.

Publicidade

O deputado José Rocha, que preside a Comissão de Turismo e Desporto, sugeriu que as dívidas fiscais – R$ 5 bilhões, extraoficialmente, para com a Receita Federal, FGTS e INSS – sejam compensadas por publicidade das empresas estatais nos uniformes e estádios dos clubes devedores.

Enquanto isso…

O Ministério do Esporte prepara projeto de lei para que os clubes amortizem suas dívidas ficais oferecendo espaços para a formação de atletas olímpicos, conforme divulguei na semana passada.

Este projeto de lei poderá se transformar em medida provisória, se a presidente Dilma Rousseff avalizar o bilionário calote dos cartolas, o que seria vergonhoso para a dirigente que busca dar perfil de moralidade ao governo federal.

Na prática, há uma movimentação para que a dívida não seja paga. Se a proposta de medida provisória falhar o “plano B” estará pronto para ser detonado.

Mas não se iluda, caro Leitor.

Essa idéia de “punição desportiva”, de Del Nero, é conversa para boi dormir. É para dar tom de compromisso ou seriedade ao assunto.

Porém, é exatamente isso que falta à cartolagem em geral. Ela enrola a dívida há mais de 15 anos, assina renegociações e assume compromissos que não cumpre.

O calote está  a caminho, e com o apoio do ministro do Esporte, Aldo Rebelo

Bah!!! Quem diria!!!