Blog do José Cruz

Bolsa Atleta de 2011 ainda não foi paga

José Cruz

  Burocracia do Ministério do Esporte atinge atletas não-olímpicos

 Um leitor me enviou a seguinte mensagem:

O governo anuncia hoje nova Bolsa Atleta para os olímpicos e paraolímpicos, com valores altíssimos.  Mas até hoje a Bolsa de 2011 não foi paga aos atletas não-olímpicos (karatê, beisebol, patinação artística, rugby etc)“.

Entenderam?

O governo está de olho em 2016, mas ignora os atletas campeões nos Jogos Pan-Americanos,  como se eles não integrassem o sistema esportivo nacional ou estivessem burlando a Lei da Bolsa. Pior: nem saiu a lista dos contemplados !!!

Burocracia?

Vejam só: os atletas se inscreveram em 2011 apresentando resultados de 2010 e, até agora, setembro de 2012… nada! Afinal, é burocracia do Ministério ou falta de dinheiro para honrar a legislação?

Como um atleta pode fazer sua programação de treinos, academia, viagens, competições, compra de equipamentos ?

É possível que quando o Ministério começar a pagar muitos atletas já tenham encerrado suas carreiras. E quem fiscaliza isso?

Esse indício de desperdício exige atuação do Tribunal de Contas da União, pois esse calote oficial o governo não considera  como “atraso”.

Porque, se ninguém foi contemplado, se a lista não foi divulgada não há a obrigação de pagar, mesmo que esse processo demore anos para ser concluído.

Sinceramente, com raciocínios assim dá para entender como somos um “país olímpico”?