Blog do José Cruz

Medalhas: COI validou “invenção da mídia”

José Cruz

Ficou bom o debate sobre critérios de distribuição de medalhas.

Porém, o critério atual não é “invenção da imprensa ocidental”, como afirmou o presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef).

Para esclarecer, consulte a página do Comitê Olímpico Internacional onde está publicado o quadro de conquistas por países.

Esse quadro descaracteriza a tese de que a classificação por medalhas foi “invenção da imprensa ocidental”. Pode até ter sido assim, na disputa de supremacia entre as potências envolvidas na Guerra Fria. Mas em determinado momento o COI adotou o critério.

Mudanças

O próprio Comitê Olímpico Internacional promoveu mudanças nos critérios.

Até os Jogos de Seul, em 1988, o COI não valorizava a medalha de ouro para classificar os países, mas o total conquistado por cada representação.

A partir de 1992, Barcelona, a medalha de ouro passou a ter peso maior na classificação.

Ou seja, o “quadro de honra” do COI é a classificação de uma Olimpíada e, assim, a entidade valoriza essas conquistas que têm fortíssimo apelo de negócios num evento altamente comercial.

No entanto, na página do COI está a classificação por país e com a medalha de ouro tendo maior peso. Ou seja, o COI valida a “convenção inventada pela mídia”…

http://olympic-museum.de/#standings

Clique em:

Medal standings

1896 – 2008

E aí está o quadro de medalhas, por edição, desde a primeira Olimpíada.

Da mesma forma, no quadro geral de medalhas também o ouro tem maior peso. Confira

Segue o debate.