Blog do José Cruz

Cuidado, Dilma! O calote vem aí!!!

José Cruz

É do deputado paulista, Vicente Cândido (PT), a proposta para um dos mais duros golpes no contribuinte honesto.

Com o apoio do Ministério do Esporte, Cândido prepara projeto de lei para anistiar dívida bilionária dos clubes de futebol para com o fisco: INSS, Fundo de Garantia e Imposto de Renda.

A notícia completa está no site do deputado, mas em resumo o projeto prevê perdoar o calote que os clubes de futebol deram aos cofres públicos. Coisa pouca, em torno de R$ 5 bilhões, extraoficialmente.

Apoio

Vicente Cândido já tem o apoio do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que levará o assunto à presidenta Dilma Rousseff para que seja editada medida provisória.

Se ela concordar, o perdão será imediato e o golpe financeiro oficializado.

A história é longa e o último capítulo foi escrito com a edição da Timemania, em 2006, para que os clubes devedores de impostos tivessem seus débitos abatidos através das apostas. Ou seja, transferiram para o apostador o calote ao fisco.

A Timemania foi um fracasso e os clubes, mais uma vez, não honraram o compromisso com o governo federal.

Memória

Antes do surgimento da Timemania, os cartolas já tinham se beneficiado de dois financiamentos das dívidas. Ambos foram para o lixo. Nenhum foi honrado. Veio a Timemania, terceira tentativa, que também fracassou, o calote se repetiu e a dívida cresceu.

Agora, surge a proposta para criar o Proforte (Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos), que Aldo Rebelo já debateu com a cartolagem.

“O projeto prevê que o valor da dívida fiscal do clube seja revertido na produção esportiva em modalidades olímpicas de alto rendimento”.

A isso, o ministro Aldo Rebelo chama de “democratização do esporte”.

Decepção

Logo ele, ministro Aldo, que em 2001 presidiu a CPI da CBF Nike e assinou histórico relatório, comprovando falcatruas dos cartolas, como evasão de divisas e sonegação fiscal.

Pois é o mesmo deputado, Aldo Rebelo, que prometeu moralizar a gestão do futebol, que agora se dobra às exigências dessa podridão que há anos domina o futebol brasileiro.

Relatório da ONU identificou o futebol como a maior lavanderia de dinheiro do mundo. E o Brasil está no ranking dessa ladroagem internacional.

Está claro que jamais vão cumprir a proposta de colocar seus clubes ao dispor para formar atleta olímpico. Além da falta de espaço e de estrutura, em geral, faltam profissionais nessas agremiações.

Esperteza

Deputado federal, Aldo Rebelo está de olho na próxima eleição, pois na anterior já se elegeu pelas tabelas. Precisa de apoios. Para isso, junta-se aos que fiscalizou e identificou falcatruas contra os interesses do Estado.

A presidenta Dilma Rousseff, que tem demonstrado interesse para recuperar as dívidas do país, combater as falcatruas e evitar o desperdício de dinheiro não pode se curvar a esta esdrúxula proposta de espertos.

É vergonhoso que o ministro Aldo, que conhece muito bem essa turma, leve tal proposta à consideração presidencial.

Isso não é digno de sua história e de seu discurso político. Mas se mudou, está aí mais uma grande decepção para a tristeza de muitos.

Extremos

Como o governo poderá se dirigir ao contribuinte em geral ou aos empresários, submetidos a pesadíssima carga fiscal, e exigir que paguem seus impostos, se no outro extremo o mesmo governo reconhece e oficializa o calote dos cartolas do futebol?

Com a palavra a Presidenta Dilma.

Mas se também se dobrar à força do futebol, estará perdida, seu governo desmoralizado e nós sem qualquer esperança de justiça social, que ela tanto discursa. 

Para saber mais:

http://www.vicentecandido.com.br/lerNoticias.php?intIdNoticia=722