Blog do José Cruz

Atletismo decepciona até nas declarações de Maurren

José Cruz

Depois que o vento prejudicou o desempenho de Fabiana Murrer, foi a vez de Maurren Maggi apresentar uma estranha desculpa ao torcedor brasileiro, contribuinte maior da delegação que está em Londres:

Estava muito bem preparada. Vinha fazendo treinos muito bons e não sei o que aconteceu. Me desculpa Brasil…”.

Quem sabe os compromissos com os patrocinadores expliquem a presença de Maurren na pista, mesmo fora de suas condições ideais. Mas desculpas assim são frágeis para uma medalhista de ouro que defendia o bicampeonato olímpico.

Memória

Recuperei informações do professor Fernando Franco, do Centro de Estudos de Atletismo. Ele cantou a pedra de cada desastre dessa frágil delegação de atletismo.

Maurren não participou de grandes eventos nesta temporada, não estava em ritmo de prova, quem sabe devido às contusões que enfrentou. Aos 36 anos, ela precisava se poupar para competir em Londres. Isso tudo é explicável.

Maurren não fez nenhum salto de sete metros este ano. Fez 6,85m em maio e nas duas provas seguintes ficou na casa dos 6,60m. É pouco para quem tinha sete adversárias marcando até 7m com regularidade.

A brasileira fez história no esporte e não precisava ir para o sacrifício dessa forma.

Ainda faltam algumas provas  maratona e revezamentos, mas está claro que não temos projeto para o atletismo.

De saída

É nessa realidade que o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo, está de saída. Na hora de formar o time para 2016 a bomba vai estourar na mão  de seu substituto, José Antônio Martins, que assumirá em janeiro.

Gesta atravessou os governos de Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. E não conseguiu abrir o diálogo para dar rumo ao atletismo brasileiro. Patinou na mesmice durante 25 anos, e com desculpas frágeis como as de Maurren.