Blog do José Cruz

Sem dinheiro, Brasil está fora dos Mundiais Universitários de Rugby e Basquete 3 x 3

José Cruz

As seleções brasileiras universitárias de rugby e a de basquete 3×3 estão fora dos respectivos campeonatos mundiais por falta de recursos financeiros para as viagens.

O pedido de verbas, encaminhado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) ao Ministério do Esporte, não tinha sido liberado até ontem. Tarde demais, pois os eventos começam nesta terça-feira.

Pedidos

“Não vamos aos Mundiais de Rugby e o Basquete 3 x 3 porque o trâmite do convênio com o Ministério do Esporte não houve tempo para firmar o convênio e comprar as passagens. Vale ressaltar que fizemos a solicitação em janeiro deste ano”, respondeu o presidente da CBDU, Luciano Cabral.

O dirigente explicou:

“Lamentamos o cancelamento da participação nestes dois mundiais, mas não podemos assumir uma viagem sem a certeza de recebimento dos recursos. Sei do prejuízo para os atletas e também para própria CBDU, pois estes dois eventos internacionais eram os mais estratégicos do nosso calendário, tendo em vista que seremos sede dos próximos Mundiais justamente nestas duas modalidades. Mas a razão deve pautar nossas ações”, afirmou Luciano.

A França recebe o Mundial de Rugby com 19 seleções. O Brasil estava na Grupo C e jogaria a primeira etapa contra a Espanha, Bélgica, Quênia e Japão.

No feminino, as brasileiras enfrentariam a Espanha, Grã-Bretanha e Romênia.

Basquete

Já o Mundial de Basquete 3×3 será na Sérvia, mas também com a ausência dos brasileiros. Em 2014 o evento está marcado para a Bahia. Será?

No Mundial Feminino, o Brasil estava no Grupo 2, ao lado de Sérvia, China, Hungria, Romênia e Itália

No masculino, os brasileiros enfrentariam a Sérvia, Arábia Saudita, Romênia, Hungria, Alemanha e Israel.

Prejuízo

Observe, caro Leitor, que o Brasil será sede dos dois campeonatos mundiais. Tradicionalmente, a formalidade desse compromisso é feita ao final dos eventos que agora se realizam na França e na Sérvia. No entanto, não teremos representantes para assumir a sede das competições.

Que tal?

O Ministério do Esporte ficou de responder até amanhã sobre os motivos da não liberação de recursos. Mas, agora é tarde. A Bandeira Nacional Brasileira já foi retirada da programação oficial.

Qual o prejuízo dessas ausências para a imagem esportiva do país olimpico?