Blog do José Cruz

Romário pede ao TCU balanço do Pan 2007

José Cruz

Motivado pelos bilionários gastos para a Copa do Mundo no Brasil e Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o deputado se volta para o passado.

Faz sentido.

Depois que ouviu representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) sobre a preparação do Rio para 2016, o deputado encaminhou um requerimento ao Tribunal de Contas da União pedindo alguns dados sobre os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

Por exemplo:

Quantos processos de auditorias foram concluídos? Quantos estão em tomadas de contas especiais e quantos ainda vão a plenário?

Houve alguma decisão no sentido de devolução de dinheiro aos cofres públicos por uso indevido?

Alguma autoridade do governo federal foi denunciada por abuso de poder, ou relaxamento no controle dos recursos públicos?

Qual a situação do processo em que o Ministério do Esporte, à época do ministro Agnelo Queiroz, repassou R$ 25 milhões ao Comitê Organizador do Pan, para pagamento antecipado do aluguel dos apartamentos da Vila Pan-Americana?

Qual a conclusão do TCU sobre 880 aparelhos de ar condicionado encontrados pelos auditores que, pagos, não chegaram a  ser instalados?

O TCU tem inventário sobre a guarda dos diferentes equipamentos adquiridos para o Pan 2007, em todos os seus segmentos, como esportivo, segurança, hoteleiro etc?

E por aí vai, com outras indagações.

Breve teremos novidades, pois a confusão foi grande.

Tanto que, cinco anos depois do Pan, o Tribunal de Contas ainda tem vários processos em análise.