Blog do José Cruz

Futebol de Brasília: fantasma como o planejamento para a Copa

José Cruz

Em nível nacional, o “promissor” futebol no Distrito Federal está na seguinte situação:

Brasiliense: após quatro rodadas, é o oitavo colocado entre os 10 times da Série C do Campeonato Brasileiro.

Sobradinho: na Série D, é o último do Grupo 5

Ceilândia:  também na Série D salva a pátria, e o primeiro do grupo 5.

Gama: Inativo. O moderno estádio que ocupa está fechado por falta de projetos públicos. Consumiu R$ 1,2 bilhão em manutenção, em 2011. Com aluguéis, o GDF arrecadou míseros R$ 3 mil …

Contraste

É nessa realidade que se constrói o Estádio Mané Garrincha,para 70 mil pessoas, que visitei há duas semanas e fiquei impressionado com o gigantismo da obra e abusada ousadia política.

O pessoal do governo diz que é um “estádio para o futuro”, assim como na época da construção do metrô, hoje importante meio para se locomover em Brasília.

Diz mais: que o estádio não é exclusivo para futebol, mas para shows, espetáculos culturais, aluguéis de salas para escritórios, museu do esporte etc.

Ninguém fala sobre o ginásio Nilson Nelson, em frente ao Mané Garrincha, capacidade para 25 mil pessoas, espaço pessimamente conservado e minimamente ocupado.

Planejamento fantasma

Depois de dois meses de peregrinações, não consegui ver um estudo sequer que justifique essa projeção do Mané Garrincha. Um só planejamento, detalhamento de obras, projeção de seu uso, planos para aproveitamento pós-Copa, nada!

Pedi ao próprio Governo do Distrito Federal, à Câmara Legislativa – que tem a obrigação de fiscalizar os atos do Executivo –, ao Tribunal de Contas do Distrito Federal e Promotoria do Patrimônio Público. Nada!

Como já publiquei, o próprio Tribunal de Contas do DF concluiu que não há planejamento para a Copa 2014 em Brasília.

O governador Agnelo Queiroz está em sua sétima viagem ao exterior.

Londres

Na próxima mensagem começarei os comentários sobre os Jogos de Londres.