Blog do José Cruz

Copa 2014: alerta de uma fraude anunciada

José Cruz

Em editorial, ontem, O Globo alertou para um fato que demonstra a ousadia política dos envolvidos com a preparação das cidades-sedes da Copa 2014.

Trata-se da retirada de obras da Matriz de Responsabilidade, documento lançado na reta final do governo Lula, registrando as competências de municípios, estados e União, principalmente, no que diz respeito à participação financeira dos investimentos previstos.

Há dois anos escrevo sobre isso, não como previsão, mas repercutindo alertas do Tribunal de Contas da União em seus periódicos relatórios sobre as obras da Copa.

Hoje,a 500 e poucos dias da abertura do Mundial de Futebol, constata-se que o Ministério do Esporte ainda não tem o planejamento de várias ações, previstas para serem apresentadas há dois anos!!! O atraso é real e vergonhoso. Proposital?

O TCU, principal órgão fiscalizador dos gastos públicos, previu que havia uma manobra para mandar às favas a Matriz de Responsabilidades. E assim foi.

Com tal comportamento, o Ministério do Esporte, a pretexto de falta de tempo, terá que atropelar etapas legais da contratação de serviços. Isso facilitará a fraude, permitirá os superfaturamentos, o roubo escandaloso do dinheiro público.

E teremos, então, a repetição da festa do desperdício registrado no Pan 2007, mas entraremos, enfim, no ranking dos países dos megaeventos. E manda a conta para o torcedor …

Para saber mais:

http://oglobo.globo.com/opiniao/copa-sem-legados-videoteipe-do-pan-5220473