Blog do José Cruz

Governo esquece “chute no traseiro”, recua e vai ao encontro da Fifa

José Cruz

Em 3 de março:

Reação do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, à declaração de Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, que sugeriu “chute no traseiro dos brasileiros” para desencalhar as obras da Copa:

''O governo não pode ter mais o secretário-geral como interlocutor. A interlocução não pode ser através de quem emite declarações descuidadas, intempestivas. Vou comunicar oficialmente ao presidente da FIFA, Joseph Blatter, essa decisão''.

Mais:

''Precisamos de um interlocutor que tenha condições de entender o nível das responsabilidades e entendimentos necessários para esse tipo de relação''. Por tudo o que o Brasil representa as declarações são inaceitáveis''.

Como se sabe, a Fifa não deu a mínima.

No próximo 8 de maio

Num gesto de recuo – que sugere se curvar diante da prepotência da autoridade internacional – Aldo Rebelo se encontrará com Jérôme Valcke, terça-feira, na Suíça, em reunião com o presidente Blatter.

Vai a convite e aproveitando que estará na Inglaterra”, diz a assessoria do ministro.

Vergonha

Não interessa a que título o ministro vai à sede da Fifa. Isso é submissão explícita, vergonhosa.

Não bastassem as imposições da Fifa à Lei Geral da Copa precisamos assistir a essa subserviência política-institucional que nos humilha nas relações internacionais.