Blog do José Cruz

Contribuinte financia desmandos na gestão da Confederação de Basquete

José Cruz

Às denúncias de irregularidades no uso de verbas públicas pela Federação Paulista de Hipismo e Confederação Brasileira de Tênis, que aqui divulguei, com novidades, em breve, acrescentei ontem rápida análise ao balanço da Confederação de Basquete, dirigida por Carlos Nunes.

Constatei, por exemplo, que o governo federal financia 72% de uma atividade profissional que deveria ser rentável. Não é, e o prejuízo cai direto no bolso do contribuinte.

O companheiro Fábio Balassiano, especialista em basquete, avançou na investigação e publicou em seu blog análises de dois especialistas em balanços financeiros.

As constatações demonstram a forma irresponsável como o dinheiro é administrado. E observa-se, pela frequência, pouco caso do Ministério do Esporte, que deveria zelar pelo bem público que dispõe.

Se fosse uma empresa particular, a CBB estaria no caminho da falência. Mas como é o dinheiro do contribuinte que financia a festa o déficit é crescente há três anos.

DÉFICITS

R$

2009

1.304.908,00

2010

2.309.974,00

2011

2.617.402,00

Paralelamente, a CBB paga juros bancários anuais desde 2009, tem dívidas trabalhistas e de contratos com empresários etc.

Enfim, são mais informações graves que contribuem para que o Congresso Nacional se envolva nesse assunto. Não é possível que a irresponsabilidade da Confederação Brasileira de Basquete e a omissão do Ministério do Esporte continuem a financiar prejuízos crescentes para o bolso do contribuinte.

Esses dados precisam ser avaliados na Câmara e no Senado, para que cartolas e gestores públicos sejam chamados a explicar o que estão fazendo com o dinheiro que não lhes pertence. A CPI do ''dinheiro do esporte'' nunca foi tão necessária.

Afinal, o que diz a Rainha Hortência sobre tanta irresponsabilidade, ela que é diretora da CBB e uma das referências do nosso esporte?