Blog do José Cruz

Esgrima: Pinheiros explica sobre a formação de seus atletas

José Cruz

O diretor de Esportes Aquáticos e Individuais do Esporte Clube Pinheiros, Marcelo La Terza Santos, encaminhou a ''nota de esclarecimento'', abaixo, reportando-se à mensagem da mãe de um atleta de esgrima, reclamando a falta de apoio para viagens.

Agradeço a manifestação do diretor que, assim, contribui para o debate de um assunto ainda pouco explorado na comunidade esportiva, sobre os rumos da verba pública para o esporte.  Este espaço está disponível a todos que desejarem se manifestar.

Prezado José Cruz,

Primeiramente quero convidá-lo a conhecer o trabalho que o Esporte Clube Pinheiros desenvolve na formação e preparação de atletas em 16 modalidades Olímpicas, dentre estas a Esgrima.

Através de uma equipe de profissionais e uma gama de colaboradores e voluntários, com um vasto currículo esportivo e de gestão, trabalhamos com muita seriedade para colaborar com o desenvolvimento do esporte nacional.

Em relação à carta publicada sobre o nosso atleta de Esgrima, esclarecemos que o atleta em questão não estava classificado para participar da competição citada, conforme critérios pré-estabelecidos pela Confederação Brasileira de Esgrima e claramente explicados em nota enviada e já publicada neste Blog.

Importante conhecermos como é formada a estrutura Geral do Esporte e seus respectivos objetivos e responsabilidades:

Federação Internacional;

Comitê Olímpico Brasileiro;

Confederações (Nacional);

Federações (Estadual)

Clubes e Entidades Esportivas em Geral.

Com se pode observar, os Clubes têm como principal objetivo fornecer atletas que representarão o Brasil em competições internacionais. Por isso, são a base desta cadeia e têm sua responsabilidade muito clara no desenvolvimento e formação dos atletas – abastecendo toda a cadeia acima descrita.

Temos hoje a Lei de Incentivo ao Esporte, que se tornou fundamental para ajudar as Instituições Esportivas a incrementarem os investimentos na preparação dos atletas (Preparação Física, Preparação Mental, Médicos Especializados, Viagens Nacionais e Internacionais, dentre outros benefícios). Estes Projetos seguem um rigoroso acompanhamento do Ministério do Esporte no que diz respeito às ações propostas, prazo de execução, desembolso financeiro e prestação de contas.

O que nos faz crescer é, justamente, sempre acreditamos e investirmos nos jovens talentos, como no filho da Sra. Érica. Reitero o convite para que conheça nosso trabalho e que nos ajude, através deste renomado Blog, a melhorarmos o esporte no Brasil.

Marcelo La Terza Santos

Diretor de Esportes Aquáticos e Individuais – Esporte Clube Pinheiros