Blog do José Cruz

Copa 2014: TCU anuncia atrasos desde 2010…

José Cruz

Dois anos antes de o Brasil ser ameaçado de tomar um chute no traseiro, o Tribunal de Contas da União (TCU) alertou que o atraso em várias frentes para a  Copa era uma realidade assustadora. Planejamento frágil e falta de cumprimento de prazos, principalmente.

Relatórios de 2010 do ministro Valmir Campelo, que é o relator do Tribunal para o Assunto Copa, identificaram “falhas nas ações gerenciais do Ministério do Esporte” – onde está o Comitê Gestor da Copa.  O mais recente documento do gênero, de janeiro, volta ao assunto.

 Matriz de responsabilidade

Um dos documentos básicos de acompanhamento é a matriz de responsabilidades, constituída de três ciclos.

Cada ciclo tem uma matriz de responsabilidade, onde estão definidos os compromissos de cada parceiro: União, Estados e Municípios, assim como os valores a serem investidos e a origem do dinheiro.

Desses três, apenas o primeiro ciclo está concluído e em execução. É o ciclo que trata dos estádios, mobilidade urbana, portos e aeroportos.

Os outros dois ciclos ainda não têm matriz de responsabilidade e os prazos de apresentação das mesmas se esgotaram, segundo o TCU.

“… essa situação põe em xeque o necessário dimensionamento das medidas ainda faltantes para a viabilização da Copa”, diz um relatório do Tribunal, de 2011.

A matriz de responsabilidade do Segundo Ciclo, por exemplo, deveria ter sido concluído em 2011. No entanto, está “em discussão”

Em razão disso, o TCU determinou ainda ao Ministério do Esporte que encaminhasse, até 30/7/2011 – ainda quando Orlando Silva era ministro –, relação contendo a descrição das ações do segundo ciclo de planejamento do mundial, com a especificação das etapas, valores e responsáveis e os respectivos cronogramas das ações.

A determinação ainda não foi cumprida, conforme nos revela o portal do Ministério do Esporte

Ciclos de planejamento para a Copa

 1º CICLO

Projetos de infraestrutura – 2009-2010

Definição de projetos na Matriz de Responsabilidades:

12 estádios

50 em mobilidade urbana

25 em 13 aeroportos

7 em portos

 2º CICLO – Em discussão

Projetos de infraestrutura de suportes e serviços – 2010-2011

Segurança

Infraestrutura turística

Telecomunicações e TI

Energia

Saúde

Sustentabilidade ambiental

Promoção e comunicação do País

3º CICLO – a serem discutidos

Operação e ações específicas – 2011-2013

Malha aérea, operação aeroportuária e portuária

Transporte e mobilidade urbana

Fornecimento de energia

Saúde, prevenção e pronto-socorro

Estruturas temporárias para a Copa

 Enfim…

Diante disso, a Fifa protestou veemente através de Jèrome Valcke.

O cartola mal-educado tem razão em cobrar eficiência no trabalho que se arrasta e assusta pela morosidade. Mas não da forma como se manifestou.

Há formas na diplomacia entre nações  – mesmo que rígidas –  para exigir o cumprimento de compromissos em parcerias, como essa entre o Brasil e a Fifa.