Blog do José Cruz

Copa 2014: notícia de um calote anunciado

José Cruz

O secretário do estadual do Paraná para Assun­­tos da Copa do Mundo, Ma­­­­rio Celso Cunha (PSB), sugeriu que o Atlético-PR pegasse dinheiro em­­prestado do poder público pa­­ra a reforma da Arena, na expectativa de que a dívida deverá ser perdoada pelo governo federal.

Cópia do discurso de Celso Cunha, feito em 2010, para convencer a diretoria e os con­­selheiros do Atlético-PR a realizar empréstimo junto ao BNDES, foi parar nas mãos dos repórteres Adriano Ribeiro e carlos Eduardo Vicelli, do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.

A dupla publicou a reportagem na edição de domingo, com link para a declaração do secretário.

 “O que vai acontecer? Eu te­­nho quase certeza. Se os clubes forem assumir esses financiamentos (para obras em estádios) não vão pagar coisa nenhuma […] É claro que estou falando so­­bre suposição, mas eu acredito muito que vão perdoar essas dí­­vidas. Não vai ter como o go­­ver­­no co­­brar os clubes, quando o próprio Bra­­sil quer fazer a Copa do Mun­­do aqui”, disse Cu­­nha, pre­­vendo que, no fim das contas, o poder pú­­blico arcaria com to­­dos os gastos.”

Os repórteres foram ouvir Celso Cunha. Ele confirmou a declaração.

Previsão

Depois do fracasso da Timemania – loteria para cobrir o calote de clubes ao fisco – não tenho dúvidas de que o governo federal poderá, encerrada a Copa, dar a anistia prevista pelo secretário paranaense.

Se o Brasil vencer a competição, a anistia virá como “prêmio” ao esforço dos que contribuíram para o evento; se perder, será uma forma de compensar os gastos dos clubes. Sobre isso escrevi em 2010. Agora, dois anos antes da competição uma autoridade íntima da organização já faz a previsão.

Agora vai.