Blog do José Cruz

Ricardo Teixeira: só mesmo rindo…

José Cruz

Um dos depoimentos de Ricardo Teixeira na CPI da CBF Nike, na Câmara dos Deputados, em 2001, demonstra como ele usava o seu então restaurante, El Turfe, para emitir notas fiscais que eram pagas pela CBF.

Mesmo diante de dados oficiais fornecidos pela Receita Federal, decorrente da quebra de sigilos fiscais, Ricardo Teixeira duvidou das informações. Fez um esforço enorme para explicar os rolos na CBF, que vêm do século passado… Em vão.

Páginas 39/40 do relatório da CPI da CBF Nike:

“Num evento, em 7 de fevereiro de 1996, durante o lançamento do Instituto de Assistência ao Futebol Brasileiro – IAFB, no restaurante El Turfe (propriedade de Ricardo Teixeira), a CBF gastou R$ 32.480,00.

Para se ter uma idéia, foram cobrados 1.300 litros de chope e 1.750 porções diversas (frango ao champanhe , filé ao champignon, dentre outras) além de 360 refrigerantes; 80 doses de uísque oito anos e três champanhes Dom Perignon (R$ 300,00 cada). Ao que parece, foi uma festa para um público muito exigente.

Na audiência pública de 14 de abril de 2001, Ricardo Teixeira procurou explicar como são esses negócios da CBF com o restaurante El Turf. Produziu-se, então, como em muitos momentos, uma situação que beirou o ridículo.

 Colocado diante de fatos comprovados (dados da Receita Federal), o grande empresário usou argumentos tão frágeis que, não fosse o plenário de uma CPI, a platéia cairia na gargalhada:

Deputado Dr. Rosinha: O Senhor disse que o El Turf tem um movimento bastante grande. No dia 5/5/1998 o El Turf emitiu duas notas fiscais para a CBF, as de números 768 e 769. Podem ter sido dois eventos. Mas no dia 4/10/1998, quatro meses depois, a nota fiscal é de 770. Nesse intervalo não foi emitida nota fiscal nenhuma?

Ricardo Teixeira: Excelência, podem ser… Essa nota fiscal é de eventos. As outras notas fiscais… hoje em dia, no Rio Rio de Janeiro, a maioria das empresas têm um caixa por exigência do ICM, eu não sei, em que você recebe… eu não sei explicar…

Deputado Dr. Rosinha: Então tá.

Ricardo Teixeira: O deputado sabe como é…

Deputado Dr. Rosinha: Então, eu acho que o El Turf está tendo poucos eventos só está tendo eventos da CBF.

Ricardo Teixeira: Excelência, esse dado não é verdade. Quer dizer, não é…

Deputado Dr. Rosinha: é a Receita Federal que está nos fornecendo esse dado!!!

Ricardo Teixeira: A Receita? Eu vou lhe enviar o faturamento do El Turf, que ele é bem superior a isso. É mais de 200 mil reais por mês. Eu faço questão absoluta de lhe enviar, porque eu não tenho esses dados, até porque não faziam parte da documentação que eu toruxe, mas eu vou lhe enviar o faturamento anual do El Turf a partir da criação até a data de hoje.

  1. RT, muito esforço, só esforço