Blog do José Cruz

Para onde vai o Brasil Olímpico?

José Cruz

Enquanto  algumas mentes brilhante, como o deputado Walter Feldman (PSDB), quer introduzir o jogo de pôquer nas escolas brasileiras, em vários países os esportes já figuram há décadas em seus sistemas educacionais:
Japão
Japão tem judô como disciplina escolar e estimula ''golpe perfeito''
http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u399598.shtml

Cuba
O segredo desse sucesso esportivo está escondido em prédios de aparência feia.  Não há dinheiro para a manutenção, mas, lá dentro, crianças aprendem a ser atletas.  Em Cuba, o principal instrumento para se praticar esportes não é uma bola, uma  chuteira, uma sapatilha, uma raquete, mas sim a carteira escolar. Aos cinco anos de idade, uma criança escolhe uma modalidade e passa a praticá-la diariamente na escola.  http://tinyurl.com/c5fdm3a

Coréia do Sul
Em alguns países, como na Coréia, o treinamento de taekwondo é matéria obrigatória  nas escolas.  Em 1962 o governo coreano decretou a prática da modalidade nas aulas de  Educação Física a partir do primário
http://www.tkdrio.com.br/a_arte_marcial_historia.asp

Jamaica
Investimento na base, o segredo do sucesso do atletismo da Jamaica  Nas escolas ou nas praias, a correria jamaicana está em todas as partes.  Mas o caminho é um só: começa como uma brincadeira no colégio – durante as aulas  de educação física…
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-reporter/noticia/2011/05/investimento-na-base-o-segredo-do-sucesso-do-atletismo-da-jamaica.html

Comparações  

PAÍSPOPULAÇÃO ÁREA EM Km²
Brasil192milhões8,5 milhões
Japão127 milhões377 mil
Coréia48,6 milhões99 mil
Cuba11,2 milhões110 mil
Jamaica2,8 milhões10 mil

 

Quadro geral de medalhas olímpica

(Atenas 1896 – Pequim 2008) 

PAÍSPOSIÇÃOOUROTOTAL
Japão12ª123360
Coréia17ª68215
Cuba18ª67194
Brasil37ª2091
Jamaica42ª1353

Fonte: http://quadrodemedalhas.com/olimpiadas/quadro-de-medalhas-dos-jogos-olimpicos.htm

Análise
Dos quatro países que associaram o esporte ao sistema educacional- escolar três têm desempenho olímpico largamente superior ao do Brasil, seja na posição geral no ranking, no número de medalhas de ouro ou no total de pódios: Japão, Coréia do Sul e Cuba.

Apenas a Jamaica é suplantada pelo Brasil. Mas comparem a população e área territorial entre os dois países…
Porém, na última edição dos Jogos Olímpicos (Pequim 2008), a pequena Jamaica teve três medalhas de ouro a mais que o Brasil, resultado de seu programa esportivo-educacional  comparado com a estagnação  ou retrocesso de nossa ''política de esporte”?

Populações

É importante considerar as populações entre os países analisados.

No Brasil, temos 33 milhões de escolares. Isto é, três vezes mais que a população de Cuba e 12 vezes (reparem, 12 VEZES)  a população jamaicana. Que tal?

Questões preliminares:

  1. A quem compete identificar atleta no Brasil?
  2. Ao ser identificado um candidato a atleta para onde encaminhá-lo?
  3. Se nem as confederações nem o COB têm o compromisso com a formação de atletas, por que recebem tanto dinheiro público? E o que fazem com a grana?
  4. Qual a posição do Ministério do Esporte – agora sob nova direção – sobre o assunto?
  5. Diante desse quadro, com base em quê a III Conferência Nacional do Esporte estimou o Brasil entre as 10 potências olímpicas nos Jogos 2016?
  6. E se a meta não for alcançada, quem responderá pelo fracasso?
  7. Como explicar nossas limitada participação olímpica diante da fartura de recursos públicos entregues aos órgãos olímpicos e clubes? Lei Agnelo Piva, Lei de Incentivo ao Esporte, Bolsa Atleta, patrocínio sete estatais, orçamento do Ministério do Esporte e loterias federais.
  8. Finalmente: qual a análise do Ministério do Esporte sobre estas questões, nove anos depois de ter sido criado?

Atualizado às 13h de 20/2/2012

O professor Fernando Franco, do Centro de Estudos de Atletismo, contribui com oportunas informações sobre o tema em debate:

Na comparação de medalhas olímpicas é oportuno lembrar que o Brasil participa em quase todas as modalidades de esportes, com quantidade de atletas superior aos citados no seu último post. Confira:

Jogos de Pequim – 2008

Brasil: 469 atletas disputando em 32 modalidades.

Jamaica: 56 atletas disputando apenas no atletismo