Blog do José Cruz

A estratégia política de Romário

José Cruz

O deputado Romário (PSB-RJ) não deverá disputar a presidência da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados nesta legislatura.

Mesmo sendo o atual  vice-presidente e candidato natural ao cargo, ele pretende se reservar para 2013, ano da Copa das Confederações, quando o cargo será bem mais prestigiado nacionalmente, me disse uma fonte no Congresso Nacional.

Faz sentido. Romário foi destaque entre seus colegas no seu primeiro ano como deputado federal. Agiu, discursou, reuniu-se com autoridades da Copa, defendeu interesses dos eleitores, marcou presença em plenário, ganhou visibilidade internacional e terminou o ano legislativo fortalecido politicamente.

Romário, presença constante na Comissão e no plenário da Câmara

 Assim, surgem como candidatos à presidência da Comissão de Turismo e Desporto, em 2012, os deputados Danrley (PSD-RS) – ex-goleiro do Grêmio –  e Renan Filho (PMDB-AL).

Mas em política – e entre políticos –  tudo pode mudar em  segundos. Logo…

Enquanto isso…

A Comissão Especial que analisa o projeto de lei geral da Copa 2014 reúne-se nesta terça-feira na Câmara dos Deputados, e a já chatíssima discussão sobre a venda de cerveja nos estádios volta à pauta das excelências.

A expectativa é para a divulgação da nova proposta do relator, deputado Vicente Cândido. Ele já mudou o texto várias vezes.

Assim que for aprovada na Comissão Especial o projeto seguirá para o plenário da Câmara, mas a previsão de votação é para fins de março.

Depois, o documento vai ao Senado, onde tramitará por várias comissões, para desespero dos senhores da Fifa, pois, sem Lei da Copa aprovada e sancionada não há como fechar valorizados contratos comerciais.