Blog do José Cruz

Cafu está cotado para a Secretaria de Futebol do Ministério do Esporte

José Cruz

Cafu,  bicampeão mundial de futebol – 1994 e 2002 – está cotado para ser o secretário de Futebol do Ministério do Esporte. Ele esteve presente na posse do ministro Aldo Rebelo, em 31 de outubro. Agora, seu nome é cogitado para o lugar de Alcino Reis Rocha, que há três semanas pediu para sair da secretaria.

Alcino era um dos remanescentes da equipe do ex-ministro Orlando Silva. Porém, até agora, o atual titular, Aldo Rebelo, apesar de ter aceitado o pedido de afastamento de Alcino, ainda não o afastou do ministério.

Um amigo de São Paulo ligado ao PCdoB – partido que ocupa o Ministério do Esporte, me contou que Cafu foi sondado por Aldo Rebelo, e o acerto final está perto de sair. Ou não.

Fundação


Campeão Mundial nas Copas de 1994 e 2002, Marcos Evangelista de Morais, o Cafu, criou e dirige uma fundação em Jardim Irene, São Paulo, onde nasceu. A Fundação Cafu desenvolve projetos de inclusão social para crianças.

Aos 41 anos, Cafu disputou 148 partidas pela Seleção Brasileira e marcou cinco gols. Ex-jogador do São Paulo, ele também conquistou títulos no exterior, quando atuou pela Roma, Milan e Real Zaragoza.

A Secretaria de Futebol é o órgão do governo para o setor. Particularmente acho desnecessária, pois, apesar de estar intimamente vinculado à cultura esportiva nacional, o futebol é uma instituição privada que deve obedecer à legislação geral do país, como ocorre com o vôlei, natação, basquete etc.

A se confirmar o nome de Cafu para a secretaria, evidencia-se o perfil técnico que o ministro Aldo dá à sua equipe, ao contrário de seu antecessor, Orlando Silva, que dava prioridade ao vínculo político de seus assessores. Há uma semana, por exemplo, a ex-jogadora Michael  Jackson foi empossada na coordenação geral de futebol feminino do Ministério do Esporte.